um dos melhores roteadores de 2020

Top 10 melhores roteadores para comprar online em 2020

Atualizado em

Os roteadores são dispositivos praticamente essenciais em qualquer casa nos dias de hoje. E não é para menos. Afinal de contas, são eles os responsáveis por distribuir o sinal de internet por toda a casa. E, em tempos de pandemia e isolamento social, ter uma internet de qualidade, rápida e estável é fundamental.

Porém, escolher o roteador ideal pode ser complicado, em especial para os leigos. São muitas informações técnicas que indicam a qualidade do dispositivo mas que, aos olhos de alguém leigo, não querem dizer nada. Pensando nisso foi que nós elaboramos esse artigo, onde explicaremos em detalhes cada uma das especificações técnicas mais importantes.

Mas, se você já quer pular logo para a parte da compra, que tal conferir o nosso Top 10, com os 10 melhores roteadores que estão à venda na internet. Escolhemos apenas modelos que são de excelente qualidade e que com certeza vão agradar a todos os tipos de usuários.

Ranking: Top 10 melhores roteadores para comprar em 2020

Abaixo você confere o nosso ranking com os 10 melhores roteadores que você pode comprar hoje mesmo pela internet. Usamos como referência a loja da Amazon, que é simplesmente uma das maiores varejistas do mundo e, no Brasil, está em franca expansão. Seus preços são competitivos e a entrega é rápida.

Tomamos o cuidado de elencar roteadores de diversas faixas de preços e para vários tipos de usuários. Desde os que querem apenas um roteador para uso doméstico até aqueles que precisam de um roteador gamer, com o máximo de performance e desempenho. Então, sem mais delongas, vamos à lista!

10. D-Link DIR-819

O melhor roteador barato e econômico

D-Link DIR-819

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Para quem quer um roteador barato e que seja bem eficiente para o seu preço, apresentamos o D-Link DIR-819. Com 3 antenas, ele é  compatível com o padrão Wi-Fi IEEE 802.11AC, que é o mais moderno e o que consegue atingir as velocidades mais altas no que diz respeito à transferência de dados.

Além disso ele é Dual Band! Ou seja, o D-Link DIR-819 consegue trabalhar em frequências de 2.4 GHz e 5 GHz. Das 3 antenas duas delas trabalham a 2.4 GHz e a terceira antena é responsável pelo sinal de 5 GHz. O sinal de 2.4 GHz tem um alcance maior mas baixa intensidade. Já o sinal de 5 GHz tem uma menor penetração mas uma maior intensidade e estabilidade do sinal.

A velocidade máxima é 750 Mbps. O legal é que esse roteador pode servir também como um repetidor de sinal. Em outras palavras, você pode ampliar o sinal de um outro roteador da casa, aumentando o seu alcance.

09. TP-Link TL-WR941HP

O melhor roteador para grandes distâncias

TP-Link TL-WR941HP

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O roteador TP-Link TL-WR941HP é ideal para quem está em busca de um modelo que consiga fazer com que o sinal chegue com intensidade em todos os cômodos. Se você mora em uma casa muito grande e sofre com queda de internet nos cômodos mais distantes, este roteador pode ser o que você precisa.

O seu diferencial são as 3 antenas enormes de 8 dBi. Esta potência é acima da média, trazendo mais alcance do que os outros modens oferecem. E o tamanho exagerado das antenas não é por acaso, já que elas ampliam o sinal em até 5x mais! O resultado? O sinal da internet desse roteador consegue chegar a até 900 metros de distância!

O roteador TP-Link TL-WR941HP é ideal para casas que tenham muitos obstáculos, como paredes grossas, lajes e muitos móveis pelo caminho. Como as antenas têm uma potência elevada, o sinal consegue atravessar vários obstáculos sem problemas.

Infelizmente, porém, o TP-Link TL-WR941HP não trabalha na frequência de 5 GHz. Apenas 2.4 Ghz, que é a frequência que tem um alcance maior. Além disso, certifique-se de reservar um espaço generoso para abrigar esse roteador, pois ele é bem grande!

08. TP-Link Archer C50 V4

O roteador com o melhor custo x benefício

TP-Link Archer C50 V4

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O Archer C50 V4, da TP-Link, possui recursos e funções que só estão presentes nos modelos de roteadores mais caros. Mas não é o caso aqui, já que esse modelo custa menos de R$ 300.

Ele também é Dual Band, trabalhando nas frequências de 2.4 Ghz e 5 Ghz. Assim ele consegue atingir tanto grandes distâncias como um sinal mais estável mas de curto alcance. A sua velocidade é adequada para qualquer ambiente doméstico, desde que a velocidade da banda larga não ultrapasse 100 MB.

O Archer C50 V4 conta com 4 antenas. Por isso o seu sinal é distribuído de maneira uniforme por todo o ambiente. De fato, é um roteador bem versátil e que atenderá à grande maioria dos usuários sem cobrar muito caro por isso. Um excelente custo x benefício!

07. Intelbras RG1200

Um dos melhores roteadores com 4 antenas

Intelbras RG1200

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O roteador Intelbras RG1200 possui todos os principais recursos que os melhores roteadores do mercado oferecem. Ele é Dual Band, ou seja, trabalha nas frequências de 2.4 Ghz e 5 GHz.

Ele também possui um aplicativo, o Wi-Fi Control Home, que torna a configuração desse roteador extremamente simples e rápida. Por meio desse aplicativo você pode ativar e configurar o controle parental e também o QoS, que permite a você priorizar certas conexões.

O Intelbras RG1200 conta com 4 antenas de 5 dBi e 4 portas Gigabit Ethernet. Ele é compatível com IPv6 e o novo padrão Wi-Fi 802.11AC, garantindo a máxima velocidade em todas as situações. De fato, em uma comparação direta, é o melhor roteador com 4 antenas do mercado!

06. Xiaomi Mi Router 4

O melhor roteador da Xiaomi para uso doméstico

Xiaomi Mi Router 4

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

A Xiaomi é a empresa queridinha dos brasileiros. Se você quer um bom roteador para uso doméstico o Mi Router 4 pode ser a solução. Com 4 antenas e sendo Dual Band, o sinal pode alcançar todos os cantos da casa com muita facilidade.

O Xiaomi Mi Router 4 também é um dos mais inteligentes roteadores do mercado. É possível gerenciar todas as funções por meio do aplicativo que você baixa no seu celular. Por exemplo, sempre que um novo dispositivo se conecta à rede, você recebe uma notificação no smartphone. Assim você controla todas as conexões.

Outro recurso legal é que se você precisar trocar a senha do Wi-Fi, a mesma é atualizada em todos os dispositivos conectados e autorizados. Isso diminui o trabalho de ficar passando a senha para todo mundo. O design do Mi Router 4 é muito bonito e elegante.

05. TP-Link Archer C60

O melhor roteador com 5 antenas

TP-Link Archer C60

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O TP-Link Archer C60 é um dos melhores modelos que você encontrará com 5 antenas. A sua velocidade total de 1350 Mbps. Essa velocidade é dividida em 450 Mbps na frequência de 2.4 GHz e 867 Mbps na frequência de 5 GHz. Ou seja, a velocidade é bem dividida.

O TP-Link Archer C60 possui ainda diversas funcionalidades interessantes, como o QoS, que permite ao usuário priorizar certas conexões. O controle parental dá mais segurança aos pais para controlar o que os filhos pequenos assistem. E esse roteador também é compatível com o padrão Wi-Fi IEEE 802.11AC, que garante uma conexão Wi-Fi de alta velocidade.

Das 5 antenas desse roteador, 2 delas trabalham na frequência de 2.4 GHz e 3 delas trabalham na frequência de 5 GHz. O resultado disso é que até 250 pessoas podem usá-lo ao mesmo tempo sem sentir instabilidade ou quedas no sinal.

04. D-Link DIR-878

O melhor roteador com 4 antenas

D-Link DIR-878

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O roteador D-Link DIR-878 possui 4 antenas, tem um bom alcance e estabilidade do sinal. As 4 antenas são de 5 dBi, potência esta que pode atingir até 200 metros de distância. Além disso, ele é Dual Band, trabalhando nas frequências de 2.4 Ghz e 5 Ghz.

Porém, a tecnologia Smart Beaming é o seu grande diferencial. Ela direciona o sinal diretamente para a antena dos aparelhos conectados, aumentando o alcance e a estabilidade. A maioria dos roteadores trabalha espalhando o sinal em torno de si. Mas com o Smart Beaming o sinal é direcionado de forma mais inteligente e potente.

Ele ainda identifica qual a melhor frequência (banda) para o seu smartphone, tablet ou notebook. O seu design super fino e elegante é digno de elogios.

03. TP-Link Archer C9

Um dos melhores roteadores para todo tipo de usuário

TP-Link Archer C9

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

O TP-Link Archer C9 é o que melhor roteador que se adequa para o uso geral, ou seja, praticamente todas as situações e perfis de usuários. Ele mantém um bom desempenho em diversos cenários.

Ele oferece uma velocidade de 1900 Mbps, que é dividida em duas frequências. Na frequência de 2.4 Ghz ele tem 600 Mbps de velocidade. Já na frequência de 5 Ghz ele oferece 1.300 Mbps.

O Archer C9 tem um processador de 1 GHz que consegue gerenciar vários dispositivos conectados na mesma rede. Esse modelo tem 3 antenas que fazem uso da tecnologia Beamforming. Esta tecnologia é maravilhosa e torna o sinal mais intenso e estável.

E como ela faz isso? Simples! Ao invés de emitir um sinal amplo, as antenas se comunicam diretamente com os dispositivos conectados, enviando um sinal uniforme e mais focado nos aparelhos, diminuindo as perdas e instabilidades do sinal. Por fim, mas não menos importante, o TP-Link Archer C9 tem 2 portas USB, sendo uma delas 3.0. Com essas duas portas USB você pode compartilhar impressoras e até mesmo criar um servidor local.

02. Multilaser Sirius RE016

O melhor roteador com 8 antenas

Multilaser Sirius RE016

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

Quanto mais antenas o roteador tiver melhor ele será. Isso acontece porque assim ele consegue distribuir o sinal de forma mais eficiente ao mesmo tempo que gerencia um maior número de dispositivos conectados simultaneamente. E na segunda posição de nosso ranking incluímos um roteador com 8 antenas!

Trata-se do Sirius RE016 da Multilaser. Suas 8 antenas garantem que o sinal tenha um bom alcance e uma boa intensidade, dando mais estabilidade à sua navegação. Além disso, mesmo que vários dispositivos estejam conectados ao mesmo tempo, nenhum deles sentirá lentidão ou sofrerá com queda da internet.

E, como não podia deixar de ser, o Multilaser Sirius RE016 é Dual Band, ou seja, trabalha nas frequências de 2.4 GHz e 5 GHz. A fabricante ainda dá 7 anos de garantia, provando assim que o produto realmente é bom e confiável.

01. ASUS RT-AC68U

O melhor roteador do mundo

ASUS RT-AC68U

Confira a oferta em Amazon:

Melhor oferta

E finalmente chegamos em nossa primeira posição! E para ela decidimos indicar um dos roteadores mais rápidos do mundo! Trata-se do ASUS RT-AC68U. Esse modelo é frequentemente o preferido pelos gamers profissionais, que precisam de uma internet extremamente rápida e estável.

Além de ser Dual Band, que é uma tecnologia presente até mesmo nos roteadores mais baratos, o ASUS RT-AC68U conta com alguns recursos muito úteis. As tecnologias Beamforming e AIRadar fazem com que o sinal alcance grandes distâncias e chegue com qualidade e intensidade mesmo nos dispositivos mais distantes.

Ele também consegue gerenciar uma grande quantidade de dispositivos conectados. Isso se deve ao seu processador dual-core, que é capaz de gerenciar todo o tráfego de rede, garantindo que cada aparelho receba o melhor sinal possível.

No entanto, todas essas vantagens e tecnologias não poderia sair barato. O roteador mais rápido do mundo custa mais de R$ 1 mil. Mas você pode ter certeza que ele vale cada centavo!

Leia também:

Guia de compra: Como escolher o melhor roteador de 2020

um dos melhores roteadores de 2020
Guia de compra

Nos próximos parágrafos você irá entender como poderá escolher o melhor roteador para você. Como pôde ver em nosso Top 10, existem diversos modelos que atendem aos mais diversos perfis de usuários. Então, como saber qual o melhor para mim?

Para isso, é preciso avaliar algumas especificações técnicas, como a frequência de atuação, quantas portas e conexões ele tem, a quantidade de antenas e a sua intensidade e assim por diante. Vamos explicar tudo em detalhes a partir de agora.

Número de antenas

Número de antenas - 4

Talvez a primeira coisa que você deve observar em um roteador seja a quantidade de antenas. Quanto mais antenas ele tiver, melhor. Pois, dessa forma, ele conseguirá levar o sinal para distâncias maiores, além de mantê-lo com um bom nível de intensidade. Um alto número de antenas também favorece a um maior número de usuários simultâneos.

Os roteadores mais comuns e mais baratos contam com 2 ou 3 antenas. Eles já oferecem uma boa cobertura e um bom gerenciamento de tráfego entre os dispositivos conectados. Mas, caso você queira algo mais evoluído e eficiente, pode apostar nos modelos com 4 antenas. Para você ter ideia, existem roteadores até com 8 antenas!

O real benefício de se ter muitas antenas é que os dados terão várias opções de “caminhos” para chegar até aos dispositivos, como celulares ou tablets. Assim, se um deles estiver congestionado, ele poderá usar outro mais rápido.

Potência do sinal

Potência do sinal

A potência do sinal é um fator importante se você mora em uma casa muito grande. Com um espaço maior para percorrer, talvez o sinal não chegue com qualidade aos dispositivos mais distantes da casa. Sem falar que existem vários obstáculos que podem atrapalhar a qualidade do sinal, como móveis, paredes, etc.

Por isso, nesse caso, você deve optar por um roteador com antenas de alta potência. E como eu sei qual é a potência da antena? Essa informação vem discriminada na caixa ou no site da fabricante. A potência é medida em decibéis isotrópicos (dBi). Portanto, quanto maior esse número, melhor!

Os roteadores mais comuns possuem antenas com potência de 5 dBi. Se você quiser algo mais potente, procure algo a partir de 8 dBi.

Padrão do Wi-Fi

Padrão do Wi-Fi

Pouca gente sabe, mas a tecnologia Wi-Fi veio evoluindo com o tempo. Antes ela atingia uma baixa velocidade e baixas distâncias. Mas isso foi mudando com o tempo. A organização responsável por pesquisar e aprimorar a tecnologia Wi-Fi, a IEEE, vem constantemente lançando novos padrões, que melhoram os atributos dessa tecnologia.

Atualmente, temos os seguinte padrões:

  • Padrão B: 11 Mbps
  • Padrão G: 54 Mbps
  • Padrão N: 300 Mbps
  • Padrão AC: 1.300 Mbps

Como você pôde perceber, a cada novo padrão, a velocidade da taxa de transferência aumentou. Assim, o ideal é que você compre um roteador que seja compatível já com o padrão AC. Vale ressaltar que ao ser compatível com o padrão AC ele também é compatível com os demais padrões anteriores.

Banda ou frequência de atuação

Existem, basicamente, 2 bandas ou frequências de atuação para um roteador Wi-Fi:

  • 4 Ghz
  • 5 GHz.

Essa frequência diz respeito ao formato de onda do sinal. Quando o roteador trabalha com frequências de 2.4 GHz, a onda é mais ampla e, por isso, consegue atingir distâncias maiores e ultrapassar mais obstáculos. Porém, ela está mais sujeita à interferências e, nos dispositivos mais distantes, pode ser que ela não chegue com tanta qualidade.

Já quando ele trabalha na frequência de 5 Ghz, o comprimento de onda é mais curto. E, devido a isso, o sinal não atinge grandes distâncias e nem consegue ultrapassar tantas barreiras, como móveis e paredes. Mas, em compensação, a qualidade e estabilidade do sinal é muito maior.

Por isso, o ideal é que você compre um roteador Dual Band, pois ele consegue trabalhar com as duas frequências simultaneamente. E se ele tiver mais de 1 antena, é bem provável que algumas antenas sejam dedicadas à frequência de 2.4 GHz e outras a frequência de 5 GHz. Por isso, sempre compre roteadores Dual Band.

Número de portas

Número de portas - wan e lan

Se você pensa em conectar o roteador a um computador por meio do cabo vale a pena dar uma olhada também na quantidade de portas que ele oferece. Em geral, a grande maioria dos roteadores trazem 4 portas LAN, que servem para conectar computador e notebooks por meio de um cabo de rede (RJ-45). Essa quantidade, em geral, é mais do que suficiente para a maioria das pessoas.

É importante ver também se o roteador possui uma porta USB. Pois assim você ganha mais possibilidades de uso. Por exemplo, uma porta USB permite que você salve as configurações personalizadas do roteador e migre para um novo modelo da mesma marca, por exemplo.

Ou, então, através da porta USB você pode conectar um pendrive ou HD externo e transformar o roteador em um servidor. Dessa forma, outras pessoas conectadas à mesma rede poderão acessar todos os filmes, séries, músicas e arquivos contidos nesse pendrive ou HD externo.

Protocolos de segurança

Como o roteador se conecta a vários dispositivos, é importante também se atentar com a segurança que ele oferece. Afinal de contas, você não quer seu notebook ou smartphone invadido por um hacker, não é verdade?

Por isso, na hora de comprar o roteador veja se ele suporta a criptografia WPA e WPA2. Em caso afirmativo, quando você definir uma senha, ela será muito mais segura e muito mais difícil de ser quebrada por um hacker, por exemplo. Isso é o mínimo que você deve buscar no quesito segurança.

Os modelos de roteadores mais sofisticados e caros possuem recursos de segurança mais robustos. Alguns modelos ficam monitorando constantemente tudo o que entra e sai da sua rede em busca de vírus ou sites maliciosos. Ele te avisa sempre que achar algo suspeito. Se você trabalha com arquivos sensíveis, pode ser uma boa adquirir esse tipo de roteador.

Controle parental

Se você possui filhos pequenos ou adolescentes a função de Controle Parental pode ser muito útil para você. Isso porque, por meio dela, você pode fazer o controle do que o seu filho acessa na internet.

É possível bloquear sites pornográficos ou com conteúdos muito sensíveis, como violência extrema. Os pais também podem bloquear certos canais no YouTube que tenham conteúdo inapropriado, como palavrões ou coisas do gênero. Por isso, se você quer ter mais controle sobre o que seus filhos acessam, compre um roteador com essa função.

Conclusão

Após ler este artigo temos certeza de que agora você não terá mais nenhuma dúvida na hora de comprar o seu roteador. Agora você sabe o que olhar na hora da compra e quais especificações técnicas são mais importantes, tais como o número de antenas e a potência do sinal. Dessa forma você será capaz de escolher o melhor roteador para você.

Mas, caso você não queira ter muito trabalho de analisar, pode seguir a nossa lista de Top 10. Lá nós indicamos 10 excelentes opções que você pode comprar pela internet e que são de extrema qualidade.

Se gostou de nosso artigo, por favor, compartilhe nas suas redes sociais. Assim você nos ajuda e nos incentiva a continuar escrevendo artigos úteis como esse.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *