um fogão 5 bocas em cozinha

Top 10 melhores fogões para comprar online em 2020

Atualizado em

O fogão é um item indispensável em qualquer cozinha. Não importa se é um fogão de piso, de 4 ou 5 bocas, um cooktop ou mesmo um fogão por indução; ele precisa estar presente na sua cozinha. Nas mãos de pessoas habilidosas um bom fogão pode preparar comidas deliciosas!

Mas, tendo em vista a grande variedade de modelos, de marcas, de características e especificações técnicas, pode ser que você fique em dúvida a respeito de qual modelo adquirir para a sua cozinha. Por isso nós fizemos este artigo, para esclarecer todas essas dúvidas e te ajudar a fazer uma escolha acertada.

Mas para começarmos com o pé direito fizemos um super ranking com os 10 melhores fogões que você pode comprar pela internet. Depois disso vamos explicar em quais aspectos técnicos você deve ficar de olho antes de fechar a compra.

Ranking: Top 10 melhores fogões para comprar online

Confira abaixo um ranking com os 10 melhores fogões que você pode adquirir hoje mesmo pela internet. Usamos como referência a Amazon, que é a maior varejista do mundo e está crescendo rapidamente no Brasil.

Para entrar em nossa lista o fogão precisa estar entre os mais vendidos da loja e ter boas notas e avaliações dos usuários. Assim nós garantimos que o produto realmente é de qualidade. Além disso, ele precisa atender a alguns critérios técnicos bem específicos. Sem mais delongas, vamos à lista dos 10 melhores fogões que você pode comprar online.

01. Fogão 4B Atlas Mônaco

Melhor fogão de piso de 4 bocas branco

Fogão 4B Atlas Mônaco

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Eletrodomésticos com cores variadas trazem mais personalidade para as cozinhas e tornam o ambiente mais alegre. Uma das cores mais procuradas para fogões é o branco e como exemplo podemos destacar o Fogão 4B Atlas Mônaco. Ele tem acendimento automático e 2 queimadores 4Q de 1,7kW e 2 queimadores 4Q de 2,0kW.

Seus pés são robustos, o que garante mais estabilidade ao fogão no piso e as trempes são duplas para também dar essa estabilidade às panelas na hora de cozinhar. O forno tem capacidade para 50L e tem vidro duplo na porta com visor amplo para uma melhor visualização de fora.

No forno tem 1 grade deslizante e que pode ser regulada com 2 alturas diferentes, a depender da receita escolhida. Seus manípulos podem ser removidos para facilitar na hora da limpeza.

Uma vantagem desse modelo é que ele tem forno limpa fácil, ou seja, seu revestimento é liso para que a gordura não grude. Assim o processo de limpeza é mais fácil e prático e garante que a higienização seja completa.

02. Fogão Atlas Agile Glass

Melhor fogão de piso de 4 bocas com vidro temperado

Fogão Atlas Agile Glass

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Um fogão de 4 bocas é uma opção mais acessível e prática pra quem mora com poucas pessoas em casa. Um modelo que se destaca nessa categoria é o Fogão Atlas 4 bocas Agile Glass que tem mesa de vidro temperada, o que facilita na hora da limpeza

Ele é um produto bivolt e vem na cor preta. Suas trempes são de ferro fundido para garantir mais segurança na hora de cozinhar. O forno tem capacidade para 50L e seu acendimento é automático. Além disso é possível retirar os manípulos na hora da limpeza para que ela fique mais completa. São 2 queimadores de 1,7kW e 2 de 2,0kW.

A porta do forno tem visor amplo pra ver os alimentos sem precisar abri-la e é de vidro duplo. No forno são suas grades removíveis e ele conta com encaixe para luz interna. Ele tem funcionamento com gás de botijão (GLP), mas pode ser convertido para trabalhar com gás natural também.

Ele tem uma ótima avaliação na Amazon e comentários positivos como por exemplo:

“Para quem procura um fogão pequeno, com mesa de vidro e bonito ele é uma ótima pedida. A entrega foi super rápida e o produto chegou perfeito.”

03. Fogão Atlas Tropical Glass

Melhor fogão de piso 5 bocas com vidro temperado

Fogão Atlas Tropical Glass

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Um modelo com 5 bocas é ótimo para quem tem famílias maiores ou até mesmo para quem gosta de reunir os amigos e dar festas em casa. O Fogão Atlas Tropical Glass é um modelo muito procurado e bem avaliado nessa categoria. Ele tem a cor preta e sua mesa é de vidro temperado.

São 2 queimadores 2Q de 1,7kW, 2 queimadores 2Q de 2,0kW e 1 queimador 1Q Tripla Chama de 3,3kW para o preparo de receitas com maior quantidade ou para agilizar o cozimento de alimentos com mais potência. As trempes são individuais e esmaltadas, e além de dar mais segurança, ainda facilita a limpeza.

O forno tem capacidade para 86,5L e conta com 1 grade deslizante. Ele tem vidro duplo na porta com visor amplo, então é possível ficar de olho nas receitas sem precisar abrir e deixar o calor escapar. O modelo ainda tem encaixe para lâmpada interna e é limpa fácil, evitando que a gordura grude e deixando a limpeza mais ágil e eficiente.

Ele tem muitas classificações positivas e os clientes que já adquiriram esse fogão fazem comentários bem positivos, como esse “Muito bom, chegou muito rápido, o fogão é lindo, as trempes são grandes, e o forno também, gostei”

04. Fogão de Piso Brastemp 5 Bocas BFS5NCR

Melhor fogão de piso 5 bocas inox

Fogão de Piso Brastemp 5 Bocas BFS5NCR

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Um fogão inox sempre traz um ar de modernidade para os aparelhos, além de garantir mais resistência ao desgaste com o passar do tempo, e por isso é um modelo muito procurado. O Brastemp 5 bocas BFS5NCR é uma ótima opção de fogão a gás inox, além de ser também bivolt para se adequar a qualquer cozinha.

Seus botões são removíveis e ainda são protegidos por um aro que impede a entrada de sujeira durante o uso. As trempes são bem robustas e duplas, o que significa que são estáveis e seguras. A mesa é em aço escovado e compartimentada, e por isso impede que qualquer líquido derramado no fogão se espalhe muito.

São 2 queimadores semi-rápidos (1800w) e 3 queimadores rápidos (2500w). O forno tem capacidade de 96L e suas prateleiras são deslizantes para facilitar na hora de tirar o alimento. O revestimento é esmaltado e liso para evitar o acúmulo de gordura.

Na porta do forno ele conta com vidro removível easy open, que pode ser retirado para garantir uma limpeza mais eficiente ou caso precise ser trocado. O puxador é em alumínio escovado e ergonômico, além de ser resistente a altas temperaturas.

05. Fogão Consul 5 bocas

Melhor fogão de piso 5 bocas com frente única

Fogão Consul 5 bocas

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Um fogão de frente única facilita na hora da limpeza por não ter muitos recortes e por isso impede que a sujeira se acumule. O Fogão Consul 5 bocas é um modelo que se destaca, principalmente por causa do seu design sofisticado que lembra muito os cooktops na parte de cima.

A mesa é de vidro temperado e suas grades são individuais e de ferro fundido para aguentar os preparos de receitas a todo momento. São 2 queimadores semi-rápidos (1800w) e 3 queimadores rápidos (2500w), e ele ainda conta com acendimento automático. É um modelo bivolt.

Seu forno tem capacidade de 96L e 2 prateleiras internas para o preparo de mais alimentos ao mesmo tempo. Além disso, ele é do tipo limpa fácil com superfície interna lisa para evitar que a gordura dos alimentos fique grudada no interior do forno.

As avaliações são bem positivas e muitos clientes estão satisfeitos com a compra do fogão Brastemp 5 bocas, como é possível ver em comentários como esse “Gostei de tudo. Muito bonito, fácil de limpar e muito eficiente.”

06. Cooktop Consul Facilite CD075AE

Melhor cooktop de 5 bocas com acendimento super automático

Cooktop Consul Facilite CD075AE

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Cooktops estão se tornando cada vez mais populares por se mostrar uma opção prática, elegante e até mais compacta para a cozinha. O Cooktop Consul de 5 bocas é um ótimo exemplo, trazendo beleza, sofisticação e vantagens interessantes para quem cozinha. Seu vidro é temperado, o que significa que a limpeza é fácil na superfície.

Uma das suas vantagens é o botão de Controle Fácil localizado no painel que ajuda no preparo de algumas receitas ao dar dicas da potência ideal para cada uma delas. Um exemplo é a posição Ferver, que dá mais potência ao queimador para ferver água em menos tempo.

São 2 queimadores rápidos com potência 3000w e 3 queimadores semi-rápidos com potência de 1800w. Ele também tem indicação do tamanho de panela usada em cada um deles. Ele sai de fábrica configurado para ser usado com o gás de botijão, ou seja, o GLP. Porém, é possível converter para o uso de Gás Natural caso seja necessário.

Seu acendimento é super automático, ou seja, basta pressionar e girar o botão pra acender, e pode ser feito com apenas uma mão. Além disso, ele é um produto bivolt, então se adapta a qualquer cozinha.

07. Cooktop 5 Bocas Askoi

Melhor cooktop de 5 bocas colorido

Cooktop 5 Bocas Askoi

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Cooktops também podem ser mais coloridos e deixar a cozinha mais alegre, e um ótimo exemplo de modelo colorido é o Cooktop 5 bocas Askoi Amarelo. Ele tem um design bonito e além de trazer uma cor mais viva ao ambiente também garante um toque mais minimalista no acabamento de vidro temperado.

Seu acendimento é super automático, e com isso basta apenas girar o botão para acender a chama. As trempes são individuais e os botões podem ser removidos, o que facilita bastante na hora da limpeza e torna o processo mais prático.

As travas emborrachadas logo abaixo das trempes dão mais segurança porque impedem que a panela deslize acidentalmente. São 4 queimadores semi-rápidos de 1750w e 1 queimador rápido de 3000w. Além disso, ele tem controle de chamas para controlar a intensidade a depender da receita.

É um cooktop bivolt e tem a classificação A de acordo com o selo CONPET, que garante mais eficiência energética, além de ter acabamento de vidro bisotê com qualidade.

08. Fogão Elétrico de Mesa Agratto FM-01

Melhor fogão elétrico

Fogão Elétrico de Mesa Agratto FM-01

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Um fogão elétrico de mesa é ótimo pra quem quer praticidade e principalmente pra quem precisa de mobilidade. Pessoas que acampam, que gostam de fazer uma festa na varanda ou que viajam muito usam bastante esse tipo de fogão. Um modelo bem avaliado e que merece destaque na nossa lista é o Fogão Elétrico de Mesa Agratto.

Ele tem corpo construído em aço inoxidável para garantir mais resistência aos diferentes ambientes e dois pratos com aquecimento e tamanho ideal para que as panelas fiquem estáveis. Pode ser colocado sobre qualquer tipo de superfície e pesa apenas 2,36Kg.

Sua potência total é de 2000w, o que garante o preparo de várias receitas incluindo frituras. O design também é prático e bonito, além de ser fácil de limpar por ser uma peça única. Ele conta também com timer que desliga o fogão sozinho caso esquente mais do que o necessário.

Muitos clientes que adquiriram o fogão elétrico Agratto estão satisfeitos com a compra e por isso suas avaliações são bastante positivas, como essa “Chegou faz pouco, mas usei para fazer leite e gostei, porque ferveu a água rapidinho !! Quero utiliza-lo principalmente quando eu tiver falta de gás. Design bonito e prático…aprovado !!”

09. Cooktop Midea Desea 4 Bocas

Melhor cooktop por indução

Cooktop Midea Desea 4 Bocas

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Quem procura por mais praticidade na hora de cozinhar certamente vai preferir um cooktop por indução. Com ele não é preciso o uso de gás e por ter superfície lisa garante mais segurança e estabilidade para as panelas. O Cooktop Midea Desea 4 bocas é um modelo muito bem avaliado e procurado, e por isso entra no nosso ranking nessa categoria.

Com ele dá pra escolher até 9 potências diferentes a depender das receitas, o que facilita na hora de cozinhar vários tipos de alimentos. Além de manter as panelas mais estáveis por não ter trempes, ele ainda tem um sensor de segurança que desliga automaticamente o aparelho quando as panelas são retiradas.

A superfície é vitrocerâmica e mais uma vantagem de um cooktop por indução é que a limpeza dele é muito fácil e simples, já que é toda lisa. Além de selecionar a potência, é possível também programar o tempo de cozimento de cada panela.

Ele é muito bem avaliado e muitos comentários são bastante positivos como esse “Produto de ótimo qualidade. Gostei e recomendo.”

10. Fogão Cooktop Fischer 4Q

Melhor cooktop por indução de 4 bocas

Fogão Cooktop Fischer 4Q

Confira a oferta em Amazon:

Menor Preço

Mais um modelo de cooktop por indução que tem muitas avaliações positivas e qualidade é o Fischer 4Q. Ele tem mesa vitrocerâmica que facilita na hora da limpeza e evita acúmulo de gordura, e painel digital touch screen.

Sua trava de segurança faz com que o fogão por indução seja automaticamente desligado assim que a panela é retirada, evitando assim acidentes. Além disso, ele também conta com indicador de quando a superfície está quente.

São ao todo 9 níveis de potência que podem ser escolhidos, além do timer de até 99 minutos para controlar as receitas. Sua potência total é de 7000w e ele é um produto 220 volts.

Para usar fogão de indução, é necessário usar apenas panelas com fundo de aço inox ou de aço carbono.

Quem leu esse artigo também gosta:

Guia de compra: Como escolher o melhor fogão para 2020

um fogão 5 bocas em cozinha

Agora que você já sabe quais são os 10 melhores modelos de fogões que você pode comprar, vamos entender um pouco como fazer a melhor escolha. Antes de se decidir, você precisa avaliar alguns aspectos técnicos, como o tipo de acendimento, o tipo de fogão, a quantidade de queimadores (bocas), dentre outras características.

Cada característica influencia  na sua escolha e no tipo de uso que você fará. Portanto, leia os parágrafos abaixo com atenção.

Tipo de fogão

Tipo de fogão

A primeiríssima coisa que você deve analisar antes de comprar um fogão é qual o tipo (modelo) de fogão que você comprará. Existem, basicamente, 4 tipos: fogão de piso, fogão elétrico de mesa, cooktop e cooktop por indução. Vamos falar um pouco sobre cada um deles abaixo:

Fogão de piso

Os fogões de piso são os mais comuns e populares nos lares brasileiros. Como o próprio nome já explica, eles ficam no piso da cozinha. Em geral eles possuem dimensões e peso mais avantajados.

Podem ser encontrados em versões com 4, 5 ou 6 bocas (queimadores). Os mais comuns são de 4 e 5 bocas. Eles funcionam à base de gás de cozinha, seja em forma de botijão ou no encanamento do prédio. O importante é que ele seja alimentado com gás.

Uma grande vantagem desse tipo de fogão é que ele já vem com o forno embutido. Então, se você costuma preparar lasanhas, bolos e outros alimentos que precisam ir ao forno, os fogões de piso já dão conta do recado.

Fogão de mesa elétrico

Esse tipo de fogão é bem portátil. Em geral ele possui apenas 2 bocas. Portanto, é ideal para pessoas que moram sozinhas e não costumam cozinhar em casa. Eles podem ser colocados em mesas e bancadas. Basta ligar na tomada para que eles funcionem. A portabilidade é a sua principal vantagem.

Cooktops

Os fogões cooktops estão em alta no momento. Diferentemente dos fogões de piso eles não possuem o forno embutido, apenas a mesa de vidro com os queimadores. O grande apelo desse tipo de fogão é o seu design, muito mais elegante e bonito. Especialmente os modelos com mesa de vidro ou vitrocerâmico. Eles deixam sua cozinha muito mais bonita.

Outra particularidade dos cooktops é que eles precisam ser embutidos em uma bancada, de preferência de pedra, como mármore ou granito. Assim é como se eles ficassem “dentro” da pedra.

A maioria dos cooktops também funcionam à gás. Portanto, é preciso deixar um espaço para você acomodar o botijão de gás. De fato, estes são os melhores modelos que você pode adquirir.

Cooktops por indução

Por fim chegamos aos cooktops por indução. Eles possuem as mesmas características dos cooktops “comuns”, mas com a diferença de que não usam gás para funcionar. Os queimadores tradicionais foram substituídos por queimadores que usam a indução eletromagnética para gerar calor.

Desta forma os cooktops por indução não possuem trempes e nem grades. São apenas marcações na mesa que indicam onde você deve colocar a panela. Eles usam uma quantidade considerável de energia e podem impactar na sua conta de luz.

São mais caros que os cooktops tradicionais mas também são muito mais modernos e deixam a sua cozinha com um ar elegante, sofisticado e moderno.

Quantidade de bocas (queimadores)

Quantidade de bocas

Um dos primeiros pontos que você precisa avaliar é a quantidade de queimadores, popularmente conhecidos como “bocas”. Isso vai definir o tamanho e o peso do fogão. Se você mora sozinho ou apenas com o seu cônjuge, pode ser que um fogão de mesa de 2 bocas seja suficiente.

A não ser que você costume cozinhar bastante em casa, para economizar. Nesse caso, mesmo casais sem filhos precisam ter um fogão de, no mínimo 4 bocas, para comportar todas as panelas. E aqui pode ser fogão de piso ou cooktop, tanto faz.

Entretanto, se a sua família é bem grande ou você cozinha uma grande quantidade de comida, então deve priorizar a compra de um fogão com 5 ou 6 bocas. Os mais comuns possuem 5 bocas. Os de 6 bocas são mais raros de se achar e, geralmente, são voltados para cozinhas industriais.

Tipos de queimadores

Os queimadores também se diferenciam pela potência e tamanho. As bocas menores, em geral, possuem uma potência menor e servem para preparar alimentos que não podem ser expostos a altas temperaturas.

Há os queimadores médios, que são chamados de rápidos ou semirrápidos. Eles são um pouco mais potentes que os queimadores menores. E, por fim, há os queimadores especiais.

Um belo exemplo de queimador especial é o Tripla Chama, que forma três anéis de fogo e cozinha os alimentos muito mais rapidamente. O ideal é que o fogão tenha um misto de queimadores. Assim você consegue preparar vários tipos de alimentos e ganha mais versatilidade.

Forno

fogão com Forno

Como explicamos anteriormente, apenas os modelos que apresentam forno são os fogões de piso. Se você sabe que não vai usar esse item com frequência, pode apostar em um cooktop.

Mas se você faz questão de ter um forno em sua cozinha, o ideal é que você compre um fogão de piso. Dê atenção para a capacidade do forno. Assim você não corre o risco de comprar um modelo muito pequeno.

É importante também que o forno tenha tecnologia autolimpante e tenha porta de vidro temperado. De preferência que permita a você ver como anda o processo de cozimento dos alimentos.

Facilidade de limpeza

É importante também que o fogão seja simples de limpar, tanto os queimadores como o forno e a mesa. Os modelos que possuem peças removíveis, como os botões, trempes e porta do forno são os melhores de serem limpos. Basta retirar tudo e limpar cada um de maneira mais minuciosa.

O material que reveste a mesa e as paredes do forno devem ser de aço inox escovado ou do tipo cromado. Eles são muito mais fáceis de limpar, pois não acumulam muita gordura e basta passar um pano com detergente para limpar qualquer resíduo de gordura ou sujeira.

Evite os fogões que possuem superfícies porosas, pois elas são muito complicadas de serem higienizadas. A superfície porosa acumula mais gordura e torna difícil a sua remoção. E, por fim, veja se o forno é autolimpante. Esse tipo de forno possui as paredes revestidas com um esmalte especial que não retém gordura e nem cheiro.

Conclusão

Após todas essas dicas, temos certeza de que você saberá escolher o melhor fogão para você. E, caso tenha alguma dúvida, pode se guiar pelo nosso ranking, pois escolhemos apenas modelos de extrema qualidade.

Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe nas suas redes sociais. Assim você nos ajuda e nos incentiva ainda mais para continuar produzindo artigos de relevância e qualidade para você. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *