disco rígido (HD) para notebook

Como escolher o melhor disco rígido (HD) para você

Atualizado em

O disco rígido, também chamado de HD, é uma peça essencial em qualquer computador, notebook e dispositivos eletrônicos em geral. É este componente o responsável por armazenar e salvar todos os seus arquivos e programas. Desde o sistema operacional, como o Windows, até suas fotos de casamento e da última viagem em família.

Se você acha que está com pouco espaço no seu computador ou notebook, a compra de um disco rígido maior pode resolver o seu problema. Assim, você poderá voltar a instalar programas ou salvar qualquer tipo de arquivo, como filmes, vídeos, músicas ou simples fotos. Mas como saber qual o melhor modelo de disco rígido comprar?

Essa é uma dúvida comum, já que existem dezenas de modelos e marcas disponíveis no mercado. Neste artigo iremos explicar todos os detalhes técnicos deste componente. Dessa forma, você saberá comparar modelos diferentes e escolher o melhor para você. Além disso, preparamos um ranking com 5 excelentes opções de HDs que você pode comprar hoje mesmo pela internet.

Ranking: Top 4 Melhores Discos Rígidos para comprar online

Abaixo você confere um ranking que nós preparamos com os 4 melhores discos rígidos para você comprar pela internet. Tomamos o devido cuidado de só colocar modelos de extrema qualidade e nas mais variadas faixas de preço. Assim conseguimos atender todos os públicos.

01. HD Seagate Barracuda 4 TB

Um dos melhores HDs que você pode comprar

HD Seagate Barracuda 4 TB

Confira os melhores preços:

Amazon

Americanas

Submarino

Este é um dos discos rígidos de maior capacidade que você pode comprar. Ele possui uma capacidade de armazenamento de 4 TB. São mais de 4 mil gigabytes! Em outras palavras: dá pra armazenar uma infinidade de arquivos, jogos, programas e tudo o mais que você quiser.

Este modelo é muito robusto e muito confiável. A sua durabilidade é alta, podendo ultrapassar mais de 10 anos em pleno funcionamento. O seu desempenho também não deixa a desejar, já que ele tem uma rotação de 7.200 RPM.

02. HD Western Digital Caviar Blue 1 TB

Um disco rígido rápido e confiável

HD Western Digital Caviar Blue 1 TB

Confira os melhores preços:

Amazon

Americanas

Submarino

Mas se você quer um modelo de menor capacidade mas ainda assim com um ótimo desempenho, temos o Western Digital Caviar Blue, que é uma excelente opção. Ele tem 1 TB de capacidade e se conecta através da porta SATA 6, que tem uma taxa de transferência de até 6 GB/s!

A sua velocidade de rotação também é bastante alta, de 7.200 RPM. Isso garante mais velocidade na hora de acessar e gravar os seus arquivos e dados. O seu desempenho, em relação aos modelos passados, foi melhorado, trazendo ainda mais confiabilidade.

03. HD Seagate Mobile 2 TB

O HD mais versátil do mercado

HD Seagate Mobile 2 TB

Confira os melhores preços:

Amazon

Americanas

Submarino

O Seagate Mobile é um dos modelos mais versáteis que você poderia comprar. Ele é de 2.5 polegadas, com apenas 7 mm de espessura. Assim, ele é ideal para ser instalado em notebooks, consoles de videogames, como PS4 e Xbox One, bem como nos Macbooks, que são extremamente finos.

Ele tem 2 TB de espaço para armazenamento, que é mais do que suficiente para a maioria dos usuários. A sua interface de conexão também é o Sata 6, que tem uma taxa de transferência de 6 GB/s! Segundo a fabricante, ele consegue salvar mais de 200 mil fotos, 250 mil músicas e 124 horas de vídeos em Full HD.

04. HD Seagate FireCuda Desktop 2 TB

Uma opção de disco rígido híbrido para aumentar a velocidade

HD Seagate FireCuda Desktop 2 TB

Confira os melhores preços:

Americanas

Submarino

A linha FireCuda, da Seagate, é uma das melhores do mercado quando o assunto é armazenamento híbrido. Esse HD possui uma pequena quantidade de memória flash para o armazenamento dos dados mais importantes, como arquivos de inicialização do Windows.

Ele tem uma capacidade de armazenamento de 2 TB e mais 8 GB em memória flash. O próprio HD aprende quais arquivos que deve colocar na memória flash para otimizar e aumentar velocidade. O disco magnético gira a uma velocidade de 7.200 RPM, o que também ajuda a aumentar as taxas de leitura e escrita.

Disco Rígido (HD): Tudo o que você precisa saber

disco rígido (HD) para notebook

Nos próximos parágrafos separamos uma série de informações úteis sobre os discos rígidos. Entenda o que eles são, quais os seus prós e contras, bem como o preço médio e a disponibilidade desse componente.

O que é um disco rígido?

O disco rígido é a peça responsável por guardar toda e qualquer informação no seu computador ou notebook. Ele também é chamado de HD (Hard Drive), que é a sigla em inglês para disco rígido.

O HD armazena e mantém a salvo desde o sistema operacional completo (como Windows, Linux e macOS), os programas instalados no computador e todos os seus arquivos pessoais, como fotos, músicas, vídeos, filmes, documentos e toda sorte de arquivos.

O disco rígido é uma caixa retangular e metálica que, em seu interior, possui um disco magnético dividido em milhões de setores. É nesse disco magnético onde os dados são armazenados. Acima do disco magnético, há um braço mecânico capaz de percorrer toda a extensão do disco.

E é justamente esse braço mecânico que grava e lê todas as informações no disco magnético do HD. O disco magnético gira em velocidades muito altas. E quanto mais alto ele gira, mais rápido consegue acessar os arquivos salvos ou gravar novas informações.

Quais as vantagens e desvantagens de um disco rígido?

Um HD possui um número muito grande de vantagens. A principal e mais importante delas é que sem um HD, você não consegue nem inicializar o computador. Pois, sem um HD, não tem como iniciar o Windows.

Outra vantagem bem importante dos discos rígidos é que o seu preço por gigabyte (GB) é bem baixo. Para você ter uma ideia, os HDs mais baratos vendidos atualmente possuem uma capacidade de 500 GB! Com essa capacidade você já consegue salvar uma quantidade muito grande de arquivos.

Além disso, o disco rígido se conecta ao computador através de uma porta SATA. Se você não sabe o que isso significa, a gente explica para você. O conector SATA é um barramento de alta velocidade. Assim, ele consegue transferir uma quantidade absurda de arquivos em pouco tempo.

Por fim, caso você precise de mais espaço de armazenamento, pode trocar facilmente por um modelo novo. Qualquer pessoa, acompanhando um simples tutorial no YouTube, consegue trocar um HD de computador sem problemas.

Vantagens:

  1. O HD é um item essencial para todo computador;
  2. Preços muito baixos e alta capacidade de armazenamento;
  3. Taxa de transferências altas;
  4. Fácil trocar por um novo modelo.

Mas, como tudo na vida, também existem algumas desvantagens. E a mais importante delas é que o HD é um dispositivo muito sensível a quedas e impactos. Como explicamos antes, no interior do HD há um disco magnético e sobre ele uma braço mecânico. Se esse braço encostar no disco ocorre um arranhão.

E se houver muitos arranhões, o disco rígido ficará com dificuldades para ler os arquivos gravados. E nos casos mais graves ele pode ficar até mesmo inutilizado, sendo necessário a troca do dispositivo. Por isso, qualquer impacto pode ser fatal para o dispositivo.

Outra desvantagem é que por usar um método de leitura e gravação mecânico, o HD acaba sendo mais lento para executar as suas funções. Por isso, se você visa montar um computador de alta velocidade, o mais recomendado é que você compre e instale um SSD.

Desvantagens:

  1. Muito suscetível a quedas e impactos;
  2. Método de leitura e gravação mecânicos.

Posso montar um computador sem esta peça?

Não. É totalmente impossível montar um computador funcional sem um método de armazenamento, como o disco rígido. Você pode até conseguir ligar o computador e iniciar um sistema operacional através de um pendrive. Mas essa alternativa é apenas um “quebra-galho” para resolver algum problema ou salvar arquivos do HD antes da formatação.

Para todos os outros casos, você precisará ter algum método de armazenamento para salvar os seus arquivos, programas e até mesmo Windows. Esse método de armazenamento pode ser tanto um HD como um SSD. Vamos falar das diferenças entre eles agora.

Qual a diferença entre um HD e um SSD?

A diferença é que o HD é um dispositivo eletromecânico, enquanto que o SSD é totalmente eletrônico. Isso significa que o SSD não possui partes móveis e, portanto, suscetíveis a quedas e impactos.

Como já explicamos antes, o HD é formado por um disco magnético que gira em altas velocidades. Acima do disco há um braço mecânico que pode percorrer toda a extensão do disco afim de ler as informações gravadas ou gravar novos dados. Justamente por ter essas 2 partes móveis, o disco rígido pode ser danificado com simples quedas e impactos. Sem falar que esses componentes se desgastam, resultando em uma vida útil menor.

O SSD, por sua vez, não possui nenhuma parte móvel ou mecânica. Basicamente, ele é equipado com vários chips de memória flash, que é onde ficarão armazenados todos os seus dados. Devido a essa característica, o SSD acaba sendo mais resistente a impactos.

Outra diferença muito importante entre esses dois componentes é que o SSD é muito mais rápido que o HD. Ele é, em média, pelo menos 10 vezes mais rápido que um HD. Mas por qual motivo? Simples! Por ser totalmente eletrônico, o SSD consegue acessar e gravar dados com muito mais rapidez. E como o HD depende de um braço mecânico para ler e gravar dados, ele acaba tendo sua velocidade bem limitada.

Abaixo você confere uma tabela comparativa entre os 2 dispositivos:

Tabela de diferença entre HD e SSD

  HD SSD
Funcionamento Eletromecânico Eletrônico
Durabilidade Baixa, pois é menos resistente a impactos Alta, pois é muito resistente a impactos
Velocidade Lento Pelo menos 10x mais rápido
Preço Muito barato Muito caro

Mas, toda essa vantagem de maior durabilidade e maior velocidade tem um preço. Os SSDs são muito mais caros que os HDs. Lembra que no início desse artigo falamos que os modelos mais baratos de HDs são de 500 GB? Então, um SSD de 500 GB chega a custar 4 vezes mais!

Os SSDs mais baratos possuem apenas 64 GB de capacidade. Os de 128 GB ainda possuem um preço relativamente acessível. Mas, se você precisa de um amplo espaço de armazenamento para guardar todos os seus arquivos e programas, 128 GB pode ser muito pouco. 

Posso usá-lo em um notebook?

Sim, é claro que pode! Mas é preciso prestar atenção na hora da compra. Os modelos para computadores desktops são diferentes dos modelos para notebooks. Em geral, os HDs para serem usados em desktops são mais grossos. Eles são instalados em baias de 3,5 polegadas. Em hipótese alguma eles caberiam em um notebook.

Se você quer aumentar a capacidade de armazenamento de seu notebook, terá de comprar um HD de 2,5 polegadas. Eles são mais finos e podem ser instalados facilmente em um notebook. Você também pode instalar os HDs de 2,5 polegadas em um computador desktop, só precisará de um adaptador para colocá-lo nas baias de 3,5 polegadas.

Qual comprar: HD ou SSD?

A pouco falamos sobre as diferenças entre um HD e um SSD. Mas qual deles é melhor comprar? A resposta depende. Se você está com o orçamento curto e precisa economizar, é melhor investir em um HD. Eles são muito mais baratos.

Ou, então, se você gosta de ter bastante espaço de armazenamento em seu computador ou notebook, a única solução é comprar um HD. Até os modelos mais baratos possuem uma grande capacidade, como os de 500 GB. Portanto, se você é um usuário que costuma instalar muitos programas ou salvar muitos arquivos, como vídeos, filmes, músicas e fotos, o ideal é apostar mesmo em um HD.

Mas se o que você quer mesmo é ter um computador ou notebook muito rápidos, a solução é comprar um SSD. Com um SSD, o Windows vai ligar muito mais rapidamente. Sem falar nos programas e jogos instalados, que também serão abertos com muito mais velocidade. Porém, como já explicamos antes, os SSDs, apesar de rápidos, possuem menos espaço e são mais caros.

Portanto, para unir o melhor dos dois mundos, ou seja, velocidade e amplo espaço de armazenamento, o ideal é comprar um HD híbrido. Mas isso é assunto para um outro artigo. 😉

Preços e disponibilidade

Os preços dos discos rígidos variam conforme a sua capacidade. Por exemplo, um HD de 500 GB custa menos de R$ 200. Já um modelo com 4 TB pode custar mais de R$ 1.000. Portanto, quanto maior for a sua capacidade de armazenamento, mais caro ele será.

Você pode encontrá-los em lojas especializadas, que vendem diversos hardwares para PC e notebook. Nesse tipo de loja você terá uma maior variedade de opções e modelos. Mas a solução mais prática mesmo é comprar online, pois você pode comparar os preços e os modelos.

Lojas virtuais como Americanas.com, Submarino e Amazon oferecem uma grande variedade de Hds por preços bem competitivos. No começo do artigo fizemos um pequeno ranking com algumas ótimas opções para você escolher.

Guia de compra: Como escolher o melhor disco rígido para você

Nos próximos tópicos iremos explicar como você pode fazer a melhor escolha de HD. Alguns fatores podem influenciar no desempenho e também na sua escolha, como o RPM, o buffer, as taxas de leitura e escrita, dentre outras. Veja tudo em detalhes agora.

Capacidade de armazenamento

A capacidade de armazenamento é o primeiro item que você deve levar em consideração. Os modelos mais comuns à venda no mercado são de 500 GB, 1 TB, 2 TB ou 4 TB. Se você não pretende salvar muitas coisas no computador, um HD de 500 GB já pode ser suficiente para você.

Mas se, por exemplo, você gosta de jogar, considere comprar um HD maior. Os jogos atuais são muito grandes e ocupam muito espaço no HD. Por exemplo, títulos modernos, como Battlefield 5, Call of Duty: Modern Warfare e Final Fantasy ocupam facilmente mais de 30 GB em seu HD. Com 10 jogos você já tem mais de 300 GB ocupados. Por isso, opte pelos modelos de 1 TB ou 2 TB.

Se você é do tipo de usuário que gosta de acumular, ou seja, salvar muitos arquivos, também considere a compra de um modelo de maior capacidade. Dessa forma você conseguirá salvar tudo o que quiser sem sofrer com a falta de espaço.

Rotações por minuto (RPM)

Lembra que nós falamos que o disco magnético do HD gira em altas velocidades? Então, a velocidade desse giro é chamado de ROM, que é a sigla em inglês para “rotações por minuto”.

Os modelos mais simples possuem 5.400 RPM. Isso significa que o HD gira 5.400 vezes por minuto! Essa é a menor velocidade de um HD. Acima disso, temos 7.200 RPM. HDs com essa velocidade conseguem gravar e ler os dados mais rapidamente. Em compensação, eles são mais caros. E no outro extremo, temos os HDs com 10.000 RPM. Eles são muito mais caros e velozes.

A nossa dica: se o seu orçamento está curto, opte pelos modelos de 5.400 RPM. Mas se você puder gastar um pouquinho mais, compre os de 7.200 RPM, que não são tão mais caros. Assim você ganha um pouquinho de velocidade extra no computador.

Padrão de conexão

O padrão de conexão diz respeito ao tipo de conector que o HD usa para se ligar com a placa-mãe. O padrão mais comum é o SATA 3 ou SATA 6. Eles são usados amplamente em computadores de mesa. O SATA 6 é duas vezes mais rápido que o SATA 3, proporcionando taxas de transferências maiores.

Já no caso dos notebooks, além do tradicional SATA, existem outras padrões, como o mSATA e o M.2. As velocidades de transferência e comunicação são basicamente as mesmas. O que muda é só o formato do conector. Por isso, antes de comprar o HD, veja quais as portas disponíveis na sua placa-mãe e compre um HD de acordo.

Taxa de leitura e escrita

Todo HD tem uma taxa de leitura e de escrita. O que isso quer dizer? Simples! É a velocidade com que ele consegue ler um dado já salvo ou escrever uma nova informação. Essa taxa é medida em megabytes por segundo (MB/s).

Sempre que você precisa abrir algum programa novo ou acessar algum documento, o computador precisa procurar isso no HD. O tempo que ele leva para procurar e apresentar o arquivo para você é chamado de taxa de leitura. Quanto mais alta ela for, mais rápido você conseguirá abrir programas e arquivos.

A taxa de escrita diz respeito ao tempo que o HD leva para salvar alguma informação. Aqui também quanto maior a taxa, melhor. Pois assim ele levará menos tempo para salvar os seus arquivos.

Tamanho

Basicamente, os HDs são divididos em 2 tamanhos: 3,5 polegadas ou 2,5 polegadas. A única diferença é na espessura. Se você usa um computador de mesa tradicional, compre os HDs de 3,5 polegadas. Eles podem ser instalados facilmente.

Mas se você pretende instalar em um notebook ou em um computador muito pequeno, opte pelos HDs de 2,5 polegadas. Eles são mais finos e são próprios para notebooks ultrafinos e até mesmo computadores de mesa com gabinetes pequenos ou os chamados All in One, que comportam todas as peças na traseira do monitor.

Buffer

O buffer de um HD é como se fosse a memória cache do processador. Em outras palavras: trata-se de uma pequena quantidade de memória que serve para guardar informações importantes para o rápido funcionamento do HD.

Por isso, quanto maior for o buffer, mais estável e mais rápido será o desempenho do HD. Normalmente, os buffers dos discos rígidos são de 16 MB, 32 MB ou 64 MB. Sempre compre o modelo que tenha o maior buffer.

Melhores marcas

Várias empresas fabricam HDs para computador. Por isso, sempre é bom checar a reputação das empresas antes de finalizar a compra. Aqui vale o velho ditado: não troque o certo pelo duvidoso. Sempre compre HDs de marcas renomadas e com vários anos de mercado.

Verifique sempre o prazo de garantia, se existem uma boa quantidade de peças para reposição em caso de defeito, se há assistência técnica na sua cidade e assim por diante. Veja também os reviews na internet para saber se o modelo que você está pensando em comprar é uma boa escolha e tem um bom desempenho.

Dentre as marcas que comercializam HDs no mercado, as melhores e mais renomadas são Seagate, WesternDigital (WD), Hitachi e Samsung. Qualquer uma dessas marcas citadas faz um bom trabalho na hora de fabricar seus discos rígidos.

Conclusão

Temos certeza que depois de ler esse super artigo agora você está completamente apto para comprar o melhor HD para você. Agora você sabe exatamente como funciona um disco rígido, qual a sua função e importância no computador e até mesmo sabe fazer comparações levando em conta os detalhes técnicos desse hardware.

Se você gostou desse artigo, por favor, compartilhe com seus amigos e familiares. Se conhece alguém que está querendo comprar um HD, mande o link desse artigo para ele. Assim você nos incentiva ainda mais a continuar produzindo matérias de qualidade como essa. Até a próxima!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *